exécution forcée - définition. Qu'est-ce que exécution forcée
Diclib.com
Dictionnaire en ligne
Aucun résultat trouvé

Wikipédia

Sistemas de execução de manufatura

Os sistemas de execução de manufatura (MES) são sistemas computadorizados usados na fabricação para rastrear e documentar a transformação de matérias-primas em produtos acabados. O MES fornece informações que ajudam os gestores de fabricação a entender como estão as condições atuais no chão de fábrica e como podem ser otimizadas para melhorar a produção. O MES funciona como um sistema de monitoramento em tempo real para permitir o controle de múltiplos elementos do processo produtivo (por exemplo, insumos, pessoal, máquinas e serviços de suporte).

O MES pode operar em várias áreas processuais, por exemplo: monitoramento das definições do ciclo de vida útil do produto, programação de recursos, execução e expedição de pedidos, análise de produção e gerenciamento de tempo de ociosidade para eficácia geral do equipamento (OEE), qualidade do produto ou rastreabilidade de produção. O MES cria o registro puro, coletando os dados, processos e resultados do produção da fabricação. Isso pode ser especialmente importante em indústrias regulamentadas e auditadas, como alimentícia e farmacêutica, onde pode ser necessária a documentação e comprovação de processos, eventos, reportes e ações.

A ideia do MES pode ser vista como uma etapa intermediária entre, por um lado, um sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP) e um sistema de controle de supervisão e aquisição de dados (SCADA) ou de controle de processo, por outro; embora historicamente, os limites exatos tenham flutuado. Grupos da indústria como a MESA International - Manufacturing Enterprise Solutions Association - foram criados no início da década de 1990 para lidar com a complexidade e aconselhar na execução de sistemas MES.